Image Image Image Image Image
Subir

Subir

Na mídia

Home » Na mídia » TV Record – Jornal Fala Brasil – Série: dor de cabeça

11

mar
2009

TV Record – Jornal Fala Brasil – Série: dor de cabeça

Em 11 de mar de 2009


TV Record – Jornal Fala Brasil – Série: dor de cabeça
Noites mal dormidas, horas de jejum, fatores emocionais (ansiedade, estresse, nervosismo, irritação, alto grau de exigência e cobrança interna exagerada), alimentos (chocolate, salsicha, salame, aji-no-moto, queijo, leite, adoçante, bebidas alcoólicas, vinho tinto, branco, café, frutas cítricas, sorvete, nozes, comidas gordurosas) são alguns fatores que podem desencadear e/ou agravar dores de cabeça.Em relação ao ambiente, muito calor, claridade, fumaça, poluição, cheiros muito fortes, ar condicionado muito frio, altitude muito elevada são todos desencadeantes.Em uma crise de dor de cabeça um simples cafezinho pode não cair bem. Ingerir mais de 200mg de cafeína (equivalente a 3 xícaras pequenas de café expresso ou 4 xícaras pequenas de café coado ou 4 xícaras de chocolate quente ou 2,5 litros de Coca-Cola) não é recomendado pelos médicos.

Segundo o relato da paciente Deliena, nervosismo e preocupações desencadeiamas suas crises de enxaqueca. Depois de um ano de terapia cognitivo-comportamental, ela aprendeu que a preocupação excessiva não resolvia todos os problemas. E as crises de dores de cabeça pioravam quando a ansiedade era maior. Ao invés do uso excessivo de analgésicos (que pode levar a mais crises), técnicas podem ser aprendidas para controlar as dores de cabeça, como técnicas de relaxamento, por exemplo, segundo a psicóloga Juliane Mercante.

A dra.Juliane Mercante avaliou 60 indivíduos, 30 com transtorno de ansiedade generalizada. Homens e mulheres, ansiosos, preocupados excessivamente, inquietos, irritados, tensos, cansados, com dificuldade de concentração, perturbação do sono. A pesquisa foi desenvolvida no Ambulatório de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O estudo mostrou que as pessoas ansiosas tem uma chance 7 vezes maior de desenvolver algum tipo de dor de cabeça do que as pessoas “normais”. E os ansiosos tem uma chance 13 vezes maior de desenvolver enxaqueca. 87% dos indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada apresentaram algum diagnóstico de cefaléia, principalmente enxaqueca (67%).

Os ansiosos apresentaram crises de dor de cabeça mais freqüentes, mais intensas e mais longas. E também mais sintomas depressivos, de fadiga, faltam mais ao trabalho e se vão, o desempenho é pior. Vão menos a reuniões sociais. Utilizam mais serviços de saúde, consultas médicas, exames e pronto-socorro. Tem pior qualidade de vida (aspectos sociais, emocionais, físicos, vitalidade, etc). E apresentam um consumo maior de analgésicos.

Ficar ansioso em alguns momentos da vida é normal, cada um deve saber o próprio limite e enxergar os sinais de que alguma coisa não vai bem. Se a ansiedade e seus sintomas físicos geram sofrimento significativo, preocupação excessiva, perturbações de sono, irritação, dificuldades de concentração, cansaço, inquietação, tensão muscular, prejuízos no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo, estas são pistas para tratar a ansiedade.

Tags | , , , , , , , , , , , ,

Comentários

  1. caroline

    Boa tarde! sofria de dor de cabeça fortes desde criança, porém há alguns anos ela voltou e persiste muito forte por uma semana, depois desaparece. todo mês é assim. Procurei alguns médicos que me receitaram alguns medicamentos e por um tempo ela sumiu de vez. Acredito que minhas dores sejam ligadas à ansiedade. Sou muito afobada e ansiosa e acabado até sentindo cansaço, falta de ar e dores nas temporas.

Faça um comentário