O Biofeedback é uma técnica que proporciona o desenvolvimento de controle sobre reações fisiológicas e emocionais.
Aparelhos são usados para monitorar processos corporais, como o batimento cardíaco, possibilitando seu controle voluntário. Através de técnicas de respiração e relaxamento, a pessoa controla o estresse. Processos fisiológicos tidos como involuntários podem ser controlados pelo uso do biofeedback.
Nos EUA, o biofeedback é o segundo tratamento mais utilizado para certos tipos de cefaleia.
São realizadas 10 sessoes de 45 minutos. Com sensores de última geração o computador transforma sinais como: atividades cerebrais, resposta galvânica da pele, tensão muscular , pressão arterial, temperatura periférica e freqüência cardíaca em informações que podem ser observadas na tela do computador e controladas. Desta forma, o equipamento possibilita o aprendizado humano para o controle de suas respostas fisiológicas de forma a prevenir ou eliminar doenças e reabilitar fisicamente pessoas.
Há evidências científicas da eficácia do biofeedback para controle da enxaqueca.
Relaxamento
Precisamos de tempo para nos recuperar de uma situação estressante, para não manter um estado contínuo de hiperestimulação. Um sinal de estresse é uma fadiga profunda ou mesmo crises frequentes de enxaqueca que não passam nem depois de uma noite de sono ou férias.
Precisamos aprender como responder aos estímulos rápida e eficazmente e então relaxar.
A capacidade de responder ao estresse e a capacidade de relaxar são igualmente importantes.
Precisamos de um tempo para nos restaurar , para permitir ao sistema nervoso parassimpático reparar nossos corpos e mentes e após cada esforço estressante que tenha extrapolado nossos limites.
O relaxamento profundo foi desenvolvido por antigos sábios, ao observarem o sono restaurador dos animais hibernantes.
Pela redução da estimulação do sistema nervoso simpático e ativação do sistema nervoso parassimpático, essa prática pode em alguns minutos: reduzir os batimentos cardíacos, reduzir a frequência respiratória, pressão arterial e hormônios do estresse no sangue, relaxar os músculos e acalmar a mente.
Dez minutos de relaxamento profundo podem reduzir em 50% os hormônios do estresse produzidos durante o dia inteiro. Apenas 5 minutos dessa prática são mais relaxantes do que uma hora de sono.
Leia também: