Image Image Image Image Image
Subir

Subir

Artigos

Home » Artigos » Depressão e Enxaqueca

31

ago
2005

Depressão e Enxaqueca

Em 31 de ago de 2005

MERCANTE, J. P. P. ; PERES, M.F.P. ; ZUKERMAN, E. ; GUENDLER, V. Z. ; BERNIK, M. A. . Depression in Chronic Migraine, Severity and clinical features. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, São Paulo, v. 63, p. 217-220, 2005.

RESUMO

INTRODUÇÃO: A migrânea crônica (MC) é uma doença comum, que afeta 2,4% da população geral. A depressão é uma das comorbidades mais frequentes em enxaqueca.

MÉTODO: Setenta pacientes diagnosticados com migrânea crônica foram estudados. Todos os pacientes preencheram o Inventário de Depressão Beck.(BDI). A gravidade da depressão foi dividida em nenhuma ou leve, mínima, moderada, e grave.

RESULTADOS: O BDI variou de 4 a 55, média 21 ± 10,7. A depressão moderada ou grave esteve presente em 58,7% dos pacientes. Algum grau de depressão foi observado em 85,8% dos pacientes. Os escores de depressão correlacionaram-se com a intensidade da dor. A depressão grave foi mais freqüente em paciente com comorbidade com fibromialgia e fadiga.

CONCLUSÃO: O BDI é um instrumento de fácil avaliação da depressão em MC. A identificação do risco de suicídio é necessária nestes pacientes. Fibromialgia e fadiga são fatores de risco para depressão grave.

Faça um comentário