Image Image Image Image Image
Subir

Subir

Tratamentos da Enxaqueca

Home » Tratamentos da Enxaqueca

Tratamento medicamentoso

O tratamento medicamentoso ou farmacológico da enxaqueca em geral é dividido em dois tipos:

  1. Tratamento agudo: para aliviar ou interromper a crise de dor de cabeça
  2. Tratamento preventivo: para evitar o aparecimento das cefaleias

Limite o uso excessivo de analgésicos.

Procure um neurologista especialista em cefaleias.
Leia mais: http://cefaleias.com.br/

Tratamento não medicamentoso ou “sem remédio”

Dra Juliane Mercante, psicóloga com doutorado pelo IPq – FMUSP, escreve sobre o tratamento da enxaqueca sem remédios.
Muitos sofredores de enxaqueca se interessam pelos tratamentos naturais, caseiros, e pelos tratamentos sem remédio. O tratamento da enxaqueca pode ser para cortar a crise de dor, mas o principal tratamento da enxaqueca é o preventivo, para evitar que venham as crises.

É POSSÍVEL TRATAR A ENXAQUECA SEM REMÉDIOS?
Sim, é possível. Nas últimas duas décadas, o tratamento não farmacológico para prevenção e controle da enxaqueca (migrânea) tem sido usados como terapias independentes ou combinadas à terapia medicamentosa.

O TRATAMENTO MEDICAMENTOSO EM CONJUNTO COM O NÃO MEDICAMENTOSO COSTUMA TER RESULTADOS MELHORES.
QUEM PODE FAZER UM TRATAMENTO SEM REMÉDIOS PARA A ENXAQUECA?
O tratamento pode ser feito por qualquer pessoa, a princípio, os tratamentos não medicamentosos não tem limitação importante. O tratamento não medicamentoso pode ser particularmente adequado como opção para indivíduos que sofrem de enxaqueca e que apresentam contraindicação médica para tratamentos farmacológicos específicos, como gravidez, planejamento de gravidez ou amamentação, além de pessoas que não toleram os efeitos colaterais dos remédios, idosos, indivíduos com doenças crônicas.
Os objetivos do tratamento para enxaqueca, tanto farmacológico quanto não-farmacológico são: reduzir a frequência, intensidade e incapacidade das crises de enxaqueca; melhorar a tolerância e aceitação à farmacoterapia; melhorar a qualidade de vida; evitar intensificação da medicação aguda; educar e capacitar os pacientes a lidar com a doença, melhorando seu controle pessoal sobre a enxaqueca; reduzir os sintomas psicológicos e estresse relacionados a dor.

QUAIS SÃO AS FORMAS DE TRATAMENTO NÃO-MEDICAMENTOSO?
Existem tratamentos que podem ser divididos em sua atuação nas áreas física e mental.
As terapias físicas incluem a fisioterapia com suas diversas técnicas: termoterapia, digitopressão, laserterapia, postura, relaxamento muscular. Outras formas de tratamento sem remédio que atuam fisicamente são os exercícios físicos e a acupuntura.

As terapias com enfoque na esfera mental são as PSICOTERAPIAS, relaxamentos, meditações e o biofeedback.

As opções de tratamento para prevenção da enxaqueca/migrânea são:

Essas terapias podem ser combinadas à terapia farmacológica preventiva para alcançar melhora clínica adicional no alívio da enxaqueca.

As técnicas de relaxamento treinam o paciente a controlar a tensão muscular e ensinam o paciente a usar relaxamento mental e,ou visualização para atingir os objetivos do tratamento.

As intervenções de biofeedback são padrão térmico (aquecimento da mão) e treino de biofeedback eletromiográfico (EMG). Para relaxamento e biofeedback, somente as técnicas que envolvem um treinamento formal por um terapeuta.