Tratamento não medicamentoso para a insônia
Home » Tratamento não medicamentoso para a insôniaA Terapia Cognitivo Comportamental é o tratamento mais adequado para pacientes com insônia psicofisiológica. O objetivo desta abordagem é modificar as situações e pensamentos que influenciem e mantenham a insônia.
A psicoeducação é utilizada com orientações ao paciente sobre a higiene do sono, que são os hábitos de vida e os fatores ambientais que podem interferir positiva ou negativamente na insônia, conforme o consenso da Associação Brasileira do Sono.
A cafeína, a nicotina, assim como outros estimulantes, podem levar a insônia.
Álcool conduz a um sono de qualidade ruim e fragmentado.
Atividades físicas não devem ser feitas próximas ao horário de dormir, mantendo-se um intervalo mínimo de 3 horas entre o fim do exercício e a hora de dormir.
É importante que o ambiente para dormir seja de escuro total e silêncio.
Não cochilar durante o dia.
Despertar e levantar sempre no mesmo horário todos os dias, para habituar o organismo a um ritmo de sono consistente.
Estas são algumas das informações necessárias para a pessoa que sofre de insônia.
As técnicas de relaxamento são embasadas na observação de que os indivíduos com insônia apresentam um nível de alerta elevado tanto à noite, quanto durante o dia. Muitas vezes são ansiosos e vivem em um estado de tensão muscular . O treino de relaxamento, com a ajuda de um psicoterapeuta, pode trazer um controle no estado de alerta diurno, administrando o seu estresse e ajuda a adormecer e manter um sono de boa qualidade.
Existem várias técnicas de relaxamento que necessitam de treinamento regular durante várias semanas com a orientação profissional inicial.
Há uma série de pensamentos e preocupações que elevam a ansiedade, dificultando o sono. Pensamentos distorcidos sobre o sono podem ser avaliados e reestruturados. Por exemplo, o pensamento “eu tenho que dormir” pode gerar pressão e elevar a tensão muscular ao invés de relaxar. A reestruturação cognitiva facilita o relaxamento e tranqüilidade que facilitam o sono. Outros pensamentos em relação a noite podem influenciar a insônia, como sendo um momento de perigo ou quando é necessário ficar alerta .